Uma reunião na Companhia Municipal de Transporte Coletivo de Araucária (CMTC-Araucária) na manhã desta terça-feira (18) selou um acordo para colocar fim à discussão sobre a linha de transporte intermunicipal Araucária/Contenda. A Prefeitura de Araucária se comprometeu a manter (custear) as linhas até o próximo dia 28 de fevereiro quando a URBS passará a responder totalmente por elas. Participaram do encontro os representantes das Prefeituras de Araucária/CMTC e Contenda, URBS, COMEC e a Empresa Araucária Transporte Coletivo.
Foi a partir do compromisso do prefeito Olizandro Ferreira em manter as linhas sob gerenciamento da CMTC-Araucária até o dia 28 que o acordo começou a ser construído. Nesta data ocorre a renovação de um convênio entre o Governo do Estado e a URBS. A linha citada passará a ser incluída na Rede Integrada de Transporte (RIT-URBS) e o repasse dos valores para pagamento da empresa Araucária Transporte Coletivo será direto entre URBS e a empresa Araucária Transporte Coletivo. Outro motivo que justificou a decisão do prefeito Olizandro é que os moradores de Contenda ficariam sem esta linha de transporte por 10 dias até a renovação do convênio entre o Governo do Estado e a URBS.
Também ficou claro na reunião o esforço das diversas instituições para que essa questão, que se arrastava há anos, tivesse um ponto final e atingido seu objetivo. A COMEC assumiu o compromisso, de que no início do mês que vem a URBS passará a responder pela linha Araucária/Contenda definitivamente tanto na parte financeira quanto no gerenciamento, resumiu o diretor-presidente da CMTC-Araucária Sandro José Martins. A CMTC-Araucária também enviará todas as informações necessárias das linhas Araucária/Contenda para viabilizar o repasse destas para a URBS sem prejuízo ao município vizinho.
Por sua vez, o prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach (Carlão), fez questão de agradecer a consideração do prefeito Olizandro em manter a linha até o dia 28. “Transmitam a ele [Olizandro] que o povo de Contenda mais uma vez agradece a paciência e a grande ajuda para que pudéssemos manter esta integração que é muito importante para os trabalhadores e moradores de Contenda. Sabemos que todos se empenharam e esta novela vai ter um final feliz”, disse.
Na prática, os usuários das linhas citadas continuarão a desembarcar no Terminal Central de Araucária como faziam. É importante destacar que a integração entre Contenda e Curitiba em momento algum esteve ameaçada. Todas as linhas realizadas pela empresa Araucária Transporte Coletivo continuaram operando normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário